A prática do educador:

Reflexão é mais uma etapa para oportunizar você a refletir sobre sua escolha. Professor , profissão fascinante, cheia de desafios, é sonhar, planejar, é estar sempre de antena ligada, é não ser passivo, é fazer parte da história!

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Interpretando o Texto: A Moreninha


Exercícios de Literatura.

A Moreninha

– [...] mas venha cá sr. Augusto, então como é isto? … estás realmente apaixonado?
– Quem te disse semelhante asneira? …
– Há três dias que não falas senão da irmã de Filipe e…
– Ora, viva! Quero divertir-me… digo-te que a acho feia, não é lá essas coisas; parece ter mau gênio. Realmente notei-lhe muitos defeitos… sim… mas, às vezes… Olha, Leopoldo, quando ela fala ou mesmo quando está calada, ainda melhor; quando ela dança ou mesmo quando está sentada… há! ela rindo-se… e até mesmo séria… quando ela canto ou toca ou brinca ou corre, com os cabelos à négligé, ou divididos em belas tranças; quando… Para de dizer mais? Sempre, Leopoldo, sempre ela é bela, formosa, encantadora, angélica!
– Então, que história é essa? Acabas divinizando a mesma pessoa que, principiando, chamas-te feia?…
– Pois eu disse que ela era Feia? É verdade que eu… no princípio… Mas depois… Ora! estou com dores de cabeça, este maldito Velpeau!… Que lição temos amanhã?
– Tratar-se-á das representações de…
– Temos maçada! Quem te perguntou por isso agora? Falemos de d. Carolina, do baile, do…
– Eis aí outra! Não acabaste de perguntar-me qual era a lição de amanhã?
– Não é a tua cabeça, Augusto, é o teu coração. Houve um momento de silêncio. Augusto abriu um livro e fechou-o logo; depois tomou rapé, passeou pelo quarto duas ou três vezes e, finalmente, veio de novo sentar junto de Leopoldo.
– É verdade, disse; não é a minha cabeça: a causa está no coração. Leopoldo, tenho tido pejo de te confessar, porém não posso mais esconder estes sentimentos que eu penso que são segredos e que todo o mundo mos lê nos olhos! Leopoldo, aquele menina que aborreci no primeiro instante, que julguei insuportável e logo depois espirituosa, que daí a algumas horas comecei a achar bonita, no curto trato de um dia, ou melhor ainda, em alguns minutos de uma cena de amor e piedade, em que a vi de joelhos banhando os pés de sua ama, plantou no meu coração um domínio forte, um sentimento filho da admiração, talvez, mas, sentimento que é novo para mim, que não sei como o chame, porque o amor é um nome muito frio para que o pudesse exprimir!… Eu já não me conheço… não sei onde irá isto parar… Eu amo! ardo! morro!
– Modera-te, Augusto; acalma-te; não é graça; olha que estás vermelho como um pimentão.

 Joaquim Manoel de Macedo.

1.   Interpretação de texto:  

01. No texto lido predomina o diálogo. Que contradições Leopoldo identifica na fala de Augusto?     

Resposta: Ao mesmo tempo que atribui características negativas à Moreninha, Augusto a elogia, a ponto de provocar a estranheza do amigo. Acaba divinizando a mesma pessoa que, principiando, chamaste feia.

02. Releia o quarto parágrafo do texto.
a) Que relação a conjunção “ou” estabelece entre as orações?

Resposta: Relação de alternância. 

b) Por que há tantas ocorrências dessa conjunção nessa fala de Augusto?

Resposta: Augusto deseja expressar que em qualquer circunstância a moça o encanta.

03. Explique o comportamento romântico de Augusto a partir desta análise feita por Leopoldo:
– Não é tua cabeça, Augusto, é o teu coração. (linha 34)

Resposta: Para o romântico, o amor é questão de coração, de sentimento, não envolve a razão. 

(Sugestão ao professor: Comparar essa concepção de AMOR com com a concepção Árcade, onde o AMOR é um sentimento tranquilo, que não provoca arroubos, à concepção Barroca, onde o AMOR é marcado pela contradição. Se considerar adequado, solicite que os alunos compare essas concepções como "Ficar" contemporâneo). 

04. Identifique no diálogo traços de linguagem que indicam a proximidade e intimidade fraternal entre Leopoldo e Augusto.

Resposta: expressões coloquiais como:"Venha cá," "Não é lá essas coisas," "Olha Leopoldo,"
"Então, que história é essa?".

(Sugestão ao professor: Apesar da linguagem coloquial do 1º parágrafo onde os amigos se tratam de senhor, trata-se do costume da época). 

05. No texto há mais de vinte reticências e mais de dez pontos de exclamação. Explique o efeito de sentido que o autor busca utilizando essa pontuação.

Sugestão ao professor: (Analisar com os alunos a pontuação que expressa o estado emocional das personagens, ler em voz alta, com expressividade, os trechos que apresentam os significados que o texto pode adquirir ao ser lido oralmente).


 Língua Portuguesa: Linguagem e Interação - Vol:2 - Faraco.Moura.Maruxo Jr. 

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