A prática do educador:

Reflexão é mais uma etapa para oportunizar você a refletir sobre sua escolha. Professor , profissão fascinante, cheia de desafios, é sonhar, planejar, é estar sempre de antena ligada, é não ser passivo, é fazer parte da história!

sábado, 10 de novembro de 2012

Nossa Mostra Cultural aconteceu na ESCOLA ESTADUAl "IRMÃ D. L. P." no dia 26 de outubro de 2012 e foi um sucesso! Os estandes estavam muito bonitos com a exposição dos trabalhos. A diversidade de temas estava maravilhosa, porém vou mostrar apenas um pouco da cultura hispânica que foi realizada por uma das minhas turmas do 3º ano.

A principal atração foi a aluna Andressa que vestiu-se de espanhola deixando a Mostra Cultural bem mais interessante. Abaixo:


O  Tereré é um chá, "té" em espanhol), no sul do Brasil também chamado de Têrere é uma bebida feita com a infusão da erva-mate (Ilex paraguariensis), de origem Paraguaia. É consumida com água, leite, limão sucos, hortelã, cedrón, peperina hortelã, entre outros. A grafia vem do guaraní, tereré. Nosso "té" foi um sucesso!



 Algumas das bandeiras hispânicas.


A alegria e o companheirismo fora fundamental para a realização de cada etapa: Pesquisas sobre as curiosidades dos países hispânicos, culinária, montagem do estande e os vídeos que foram exibidos durante todo o período da Mostra.


                                     
Gaspacho ou Caspacho é uma sopa fria à base de vegetais hortícolas, com destaque para o tomate, o pepino e o pimento, muito popular no sul de Espanha (nomeadamente, na Andaluzia, na Estremadura, em Múrcia, em Castela-La Mancha e na Comunidade Valenciana), no sul de Portugal (Alentejo e Algarve), bem como no México e outros países centro-americanos. É geralmente produzido e consumido no verão.
É um prato que permite o uso de diversos ingredientes criando variações que vão desde receitas picantes até algumas mais suaves. Em Portugal, o gaspacho é oriundo das regiões do Alentejo e do Algarve. Normalmente, não é integralmente triturado, sendo apenas efetuado o corte dos ingredientes em pedaços relativamente pequenos, aos quais se adiciona o pão (alentejano ou algarvio), em pedaços ligeiramente maiores, no final, antes do tempero com azeite, vinagre e sal a gosto. Para que fique mais frio, é comum serem adicionados cubos de gelo. As receitas espanholas, geralmente, são preparadas através da trituração integral de todos os ingredientes, ficando o preparado final com aspecto de um puré cremoso rosado. São conhecidas em Portugal pelo nome de "Gaspacho à andaluza".



tango é um tipo musical e uma dança a par. Tem forma musical binária e compasso de dois por quatro. A coreografia é complexa e as habilidades dos bailarinos são celebradas pelos aficionados. Segundo Discépolo, "o tango é um pensamento triste que se pode dançar". Sua origem encontra-se na área de Rio da Prata, na América do Sul, nas cidades de Buenos Aires e Montevidéu.

Cada aluno assumiu sua posição no estande para deixar os visitantes bem informados sobre cada tema pesquisado. O tema mais questionado foi a história de:
"Ernesto Guevara de la Serna",  nasceu em Rosário (Argentina) no dia 14 de junho de 1928, no seio de uma família aristocrática porém de idéias socialistas. Revolucionário e líder político latino-americano, cuja negação a aderir-se tanto ao capitalismo quanto ao comunismo ortodoxo, transformou-o num emblema da luta socialista. Por sua aparência selvagem, romântica e revolucionária, Che Guevara significa hoje uma lenda para os jovens revolucionários de todo o mundo, um exemplo de fidelidade e total devoção à união dos povos subjugados.

A Mostra Cultura foi encerrada com uma apresentação teatral.

3 comentários:

  1. Belíssimo trabalho. Um trabalho digno de apresentação. Uma excelente mostra com tema bem interessante. Parabéns! Beijinhos
    Gracita

    ResponderExcluir
  2. Rose querida andei doente desculpe o atraso em comentar seu magnífico trabalho ...fico feliz com a grandeza do que realizas e sinto-me muito honrado por seguir e ser seguido por alguém de tão belo coração meus sinceros parabéns Pedro Pugliese

    ResponderExcluir
  3. Retribuindo a visita amiga e encantada com se espaço cultural amei beijos.
    http://lucienegodoy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir