A prática do educador:

Reflexão é mais uma etapa para oportunizar você a refletir sobre sua escolha. Professor , profissão fascinante, cheia de desafios, é sonhar, planejar, é estar sempre de antena ligada, é não ser passivo, é fazer parte da história!

sábado, 10 de novembro de 2012

Nossa Mostra Cultural aconteceu na ESCOLA ESTADUAl "IRMÃ D. L. P." no dia 26 de outubro de 2012 e foi um sucesso! Os estandes estavam muito bonitos com a exposição dos trabalhos. A diversidade de temas estava maravilhosa, porém vou mostrar apenas um pouco da cultura hispânica que foi realizada por uma das minhas turmas do 3º ano.

A principal atração foi a aluna Andressa que vestiu-se de espanhola deixando a Mostra Cultural bem mais interessante. Abaixo:


O  Tereré é um chá, "té" em espanhol), no sul do Brasil também chamado de Têrere é uma bebida feita com a infusão da erva-mate (Ilex paraguariensis), de origem Paraguaia. É consumida com água, leite, limão sucos, hortelã, cedrón, peperina hortelã, entre outros. A grafia vem do guaraní, tereré. Nosso "té" foi um sucesso!



 Algumas das bandeiras hispânicas.


A alegria e o companheirismo fora fundamental para a realização de cada etapa: Pesquisas sobre as curiosidades dos países hispânicos, culinária, montagem do estande e os vídeos que foram exibidos durante todo o período da Mostra.


                                     
Gaspacho ou Caspacho é uma sopa fria à base de vegetais hortícolas, com destaque para o tomate, o pepino e o pimento, muito popular no sul de Espanha (nomeadamente, na Andaluzia, na Estremadura, em Múrcia, em Castela-La Mancha e na Comunidade Valenciana), no sul de Portugal (Alentejo e Algarve), bem como no México e outros países centro-americanos. É geralmente produzido e consumido no verão.
É um prato que permite o uso de diversos ingredientes criando variações que vão desde receitas picantes até algumas mais suaves. Em Portugal, o gaspacho é oriundo das regiões do Alentejo e do Algarve. Normalmente, não é integralmente triturado, sendo apenas efetuado o corte dos ingredientes em pedaços relativamente pequenos, aos quais se adiciona o pão (alentejano ou algarvio), em pedaços ligeiramente maiores, no final, antes do tempero com azeite, vinagre e sal a gosto. Para que fique mais frio, é comum serem adicionados cubos de gelo. As receitas espanholas, geralmente, são preparadas através da trituração integral de todos os ingredientes, ficando o preparado final com aspecto de um puré cremoso rosado. São conhecidas em Portugal pelo nome de "Gaspacho à andaluza".



tango é um tipo musical e uma dança a par. Tem forma musical binária e compasso de dois por quatro. A coreografia é complexa e as habilidades dos bailarinos são celebradas pelos aficionados. Segundo Discépolo, "o tango é um pensamento triste que se pode dançar". Sua origem encontra-se na área de Rio da Prata, na América do Sul, nas cidades de Buenos Aires e Montevidéu.

Cada aluno assumiu sua posição no estande para deixar os visitantes bem informados sobre cada tema pesquisado. O tema mais questionado foi a história de:
"Ernesto Guevara de la Serna",  nasceu em Rosário (Argentina) no dia 14 de junho de 1928, no seio de uma família aristocrática porém de idéias socialistas. Revolucionário e líder político latino-americano, cuja negação a aderir-se tanto ao capitalismo quanto ao comunismo ortodoxo, transformou-o num emblema da luta socialista. Por sua aparência selvagem, romântica e revolucionária, Che Guevara significa hoje uma lenda para os jovens revolucionários de todo o mundo, um exemplo de fidelidade e total devoção à união dos povos subjugados.

A Mostra Cultura foi encerrada com uma apresentação teatral.

4 comentários:

  1. Belíssimo trabalho. Um trabalho digno de apresentação. Uma excelente mostra com tema bem interessante. Parabéns! Beijinhos
    Gracita

    ResponderExcluir
  2. Rose querida andei doente desculpe o atraso em comentar seu magnífico trabalho ...fico feliz com a grandeza do que realizas e sinto-me muito honrado por seguir e ser seguido por alguém de tão belo coração meus sinceros parabéns Pedro Pugliese

    ResponderExcluir
  3. “ENCONTRO COM A ACADEMIA”

    A Academia Machadense de Letras realizará durante suas reuniões, o “Encontro com a Academia”.
    Este acontecimento tem como objetivo, a interação e divulgação das manifestações culturais, através de debates com membros da nossa cidade e região.

    Contatos:
    Carlos Roberto de Souza
    machadocultural@gmail.com
    (35) 3295-6106
    (35) 8833-9255


    Você gostaria deter seu texto (poema, conto, prosa, ensaio, matérias de cultura em geral, biografias de bandas, artesanato, turismo, artes plásticas, saúde, vida, sociedade...etc) no blog FANZINE EPISÓDIO CULTURAL?
    Envie seu texto com uma foto sua ou uma imagem relacionada ao texto para machadocultural@gmail.com

    Acesse o blog:
    HTTP://www.fanzineepisodiocultural.blogspot.com

    maluccat@hotmail.com; flaviamariath@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Retribuindo a visita amiga e encantada com se espaço cultural amei beijos.
    http://lucienegodoy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir